Uma verdadeira luta pela Vida

Livro conta a história de superação de Guto, filho do aposentado José Amorim da Silva e Irene Alves

Na foto, o irmão Léo e os pais de Guto no dia de sua formatura

Muitas vezes a vida nos apresenta algumas adversidades difíceis de serem superadas. Para grande parte das pessoas, é nessas horas de dificuldade que a força vem por meio da fé, da perseverança e da certeza de que é preciso continuar a lutar.

Não foi diferente para a família do colega José Amorim da Silva, aposentado da Eletrosul e associado da AAPE, que em 2013 recebeu a notícia mais difícil da sua vida. Seu filho havia sido vítima de um crime brutal, com uma facada que atingiu o cérebro e o levou ao coma.

Logo ao dar entrada no hospital em Porto Alegre, os médicos conversaram com a família explicando que a situação de Guto era gravíssima e que praticamente não havia nenhuma chance de sobreviver.

Após dez meses de hospitalização e superando todos os prognósticos médicos, Guto recebeu alta e deu início a uma nova fase de sua vida. A carreira de advogado e modelo precisou ser interrompida e desde então se dedica incansavelmente ao seu tratamento. Hoje, com as funções cognitivas restabelecidas, luta para chegar a um novo passo da sua recuperação: voltar a andar. “Agora os médicos que diziam que o Guto não tinha salvação acreditam que há chance dele voltar a caminhar sozinho. Inclusive falam que foi um milagre o que aconteceu com ele”, comenta Irene Alves, mãe do Guto.

História de superação é retratada em livro

“O caminho – mãe e filho, uma história de superação pela fé” é o nome do livro escrito por Irene Alves como forma de agradecimento pela recuperação do filho e também para inspirar outras pessoas que possam estar vivendo momentos de extrema dificuldade.

“Quando a gente passa por um percalço chega a perder praticamente toda a nossa fé. Foi o que aconteceu comigo por um tempo, mas a verdade é que não devemos parar de lutar, nem de acreditar que existe um Deus maior. Disseram que a chance do meu filho sobreviver era de 1% e então eu respondi que 99% seria a minha fé”, relembra Irene, de forma emocionada.

Ela conta que quando o filho estava internado, ainda em estágio crítico, perdeu o sentido de viver. Preferia morrer do que receber a notícia da perda de Guto. Ainda depois, quando ele estava com os sinais vitais estáveis mas ainda se mantinha em coma, ela ficou em depressão profunda.

Hoje, mesmo passados quase dez anos do crime brutal do qual o filho foi vítima, ainda é muito difícil para Irene falar sobre todas as reviravoltas da vida sem conter a emoção. Mas se engana quem pensa que o sentimento é de revolta ou de tristeza. Muito pelo contrário, em seu coração só há espaço para agradecer pela vitória da vida de seu filho.

Ao falar sobre Guto, Irene costuma dizer que seu filho é um verdadeiro guerreiro. Ela comenta que graças ao empenho de Guto e a toda assistência multidisciplinar que recebe, atualmente consegue ter total autonomia para as atividades diárias e que leva a vida com muita alegria e disposição.

Pré-lançamento do livro acontece dia 12 de outubro, em Florianópolis

O livro que fala sobre o caminho de luta e fé traçado por Guto ao lado de sua mãe já está disponível para compra online por meio do site Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo para viabilização de projetos.

Pelo link https://bit.ly/3fXSmGV você pode garantir a compra do seu livro no valor de R$ 50, o que garante o exemplar autografado, com envio direto pelos correios para aqueles que não puderem comparecer presencialmente na noite oficial de lançamento, que deve ocorrer em dezembro (data a ser definida). Também é possível contribuir com outros valores para auxiliar nas despesas de impressão.

Irene Alves estará presente em Florianópolis nesta quarta-feira, 12 de outubro, a partir das 15h, para o pré-lançamento do livro na região. O evento acontece na Servidão São Francisco de Assis, n.º 13, no Campeche e é aberto ao público.

 

Imagens: divulgação | Irene Alves
texto: jornalista Thais Lentz | Comunicação AAPE

Deixe um comentário