Diretoria Executiva da AAPE vai a Curitiba para reunião com os associados da região

No dia 30 de junho a diretoria da AAPE esteve presente em Curitiba para encontro com os associados do Núcleo. Na parte da manhã, foi realizada a reunião de diretoria para dar encaminhando às atividades e ações planejadas para as próximas semanas, a exemplo do trabalho que será feito para formalização de convênios para descontos e vantagens oferecidos a associados junto a empresas de diferentes segmentos.

No período da tarde foi a vez de receber os associados da região de Curitiba, para então apresentar formalmente a composição da nova diretoria, integralmente composta por membros que pela primeira vez estão à frente da direção da AAPE, muitos dos quais não residem em Florianópolis e, assim, se fazem presentes para reuniões mensais na sede da Associação, executando boa parte de suas atividades mesmo distantes da sede.

O presidente da AAPE, Marco Aurélio da Silva Américo, iniciou a reunião falando justamente sobre esse ponto, referindo-se à possibilidade de em futuras eleições outros associados de áreas descentralizadas se encorajarem para representar a Associação.

Na sequência, Américo pontuou outras importantes questões no que se refere às atividades administrativas da AAPE, destacando que desde o início da gestão da atual diretoria – que teve início em abril – todos os integrantes têm se dedicado ao máximo para dar novos rumos à ação movida pela AAPE contra o equacionamento do déficit do Plano BG-Engie, com recorrentes descontos aos aposentados, que por lei deveriam ter seus direitos preservados.

O vice-presidente, Antero Lopes Bicca, fez um breve resumo dos encaminhamentos dados ao déficit desde abril, com destaque para o Recurso de Apelação apresentado pela AAPE, após indeferimento da ação defendida pela Associação. Foi explicado aos participantes que uma série de reuniões foram realizadas com o advogado que representa a AAPE, além da contratação de um novo escritório para assessoria jurídica especializada, assim somando forças ao recurso apresentado à Justiça. Até então não havia nenhuma jurisprudência adicionada ao processo, o que agora faz parte da peça formulada para defesa do pleito da Associação, somada, também, a provas de alterações no Estatuto da Elos, indevidamente modificado na intenção de forjar o direito da prática dos descontos aos aposentados.

Segundo o vice-presidente, o Recurso de Apelação apresentado pela AAPE demonstrou claramente que as alterações feitas no Estatuto configuram uma prática totalmente irregular e que os descontos aplicados aos participantes ferem direitos adquiridos, uma vez que todos estavam aposentados antes de dezembro de 1997, portanto, antes das Leis Complementares que alteraram as regras da previdência complementar.

Cadastro socioeconômico dos aposentados

Os associados da região de Curitiba presentes na reunião foram os primeiros a participar do levantamento socioeconômico realizado pela AAPE.
O objetivo é conhecer mais sobre a realidade financeira dos associados para que seja possível mensurar os impactos econômicos então enfrentados pelos aposentados, tanto no que se refere aos descontos do equacionamento do déficit, assim como em razão de outras questões, como problemas de saúde que exijam tratamentos caros, juros de empréstimos, baixos salários, etc.

Deixe um comentário