A Diretoria Executiva da AAPE recebeu no dia 11 de fevereiro de 2020 os associados Antero Bicca, Rulemar Silva e Toninho Souza para conversar sobre temas de interesse e ouvi-los sobre um assunto, tido por eles, como relevante. Esclareça-se que o ponto de relevância não foi informado, mas mesmo assim acolhemos a ideia e agendamos uma reunião com o advogado para 26 de fevereiro de 2020, às 14 horas.
– A Diretoria Executiva rebateu as críticas infundadas proferidas em redes sociais, tendo o senhor Antero Bicca se retratado pessoalmente por tal colocação.
– Foi exposta a dificuldade em completar o quadro da Diretoria.
– Não falamos de precariedade financeira; falamos de déficit, que em parte decorre do provisionamento da verba para custeio da ação judicial.
Fiscalização da Elos
- Não é atribuição da AAPE fiscalizar a Elos; para isso há o Conselho Fiscal, o Conselho Deliberativo e a Previc, à AAPE cabe acompanhar as ações da Fundação Elos e deve contar nessa tarefa com a colaboração da Diretoria de Seguridade.
Endividamento
- Confirmamos que o nível de endividamento dos participantes é elevado, chegando a cerca de 60%, é um numero que poderá ser menor e isso frisamos.
A redução do quadro de aposentados
- Levamos essa informação a assembleia geral de 28 de novembro de 2019. É conhecida a dificuldade de admissão de novos associados. As causas básicas da redução do quadro de associados são os falecimentos, pois somos um conjunto idoso e os desligamentos decorrentes das dificuldades financeiras provocadas por diferentes situações.
Déficits – origem do Déficit
Há no documento que foi apresentado pela Elos aos participantes um gráfico mostrando as causas dos déficits. Todos poderão ter acesso a esse documento, no site da Elos. Dentre as causas destacamos as seguintes:
- Alteração das Tábuas Biométricas;
- Processos Judiciais;
- Aumento das provisões matemáticas decorrentes de Processos Judiciais, etc.
Posição da Diretoria da AAPE frente às eleições para Diretoria de Seguridade:
A Diretoria expressou aos participantes da reunião que defende princípios e não pessoas. Princípios de:
- Transparência;
- Ética;
- Defesa dos participantes;
- Prestação de contas de seu mandato, outorgado pelos participantes, através de informações a respeito de fatos relevantes da gestão da ELOS, e de seu posicionamento a respeito. A AAPE coloca-se à disposição do Diretor de Seguridade, para divulgação dessas informações.
A AAPE tem tomado providências para defender os direitos de seus associados, com relação à ação judicial referente ao equacionamento do déficit, dentre as quais mencionamos a solicitação à Previc de envio do processo de alteração do Estatuto da Elos, que resultou no envio de novos elementos de defesa dos associados, que foram juntados à ação judicial, o envio de ofício à Previc, contestando a aprovação somente do Estatuto, e não também do Regulamento da ELOS e o envio de ofício à matriz da Engie. Não somos omissos!
Essas e outras informações constam do nosso AAPE Notícias, que enviamos por e-mail e que estão no nosso site, e recomendamos que os associados o leiam, para inteirar-se do que estamos realizando, não somente em relação ao equacionamento do déficit, como também no que se refere à Elosaude, à incorporação da Eletrosul pela CGTEE, atividades sociais e outras notícias.
A comunicação em redes sociais deve ser realizada com responsabilidade, pois uma informação que não corresponde à verdade provoca distorções e gera insegurança.
Lembramos que a AAPE conta com dois canais oficiais de comunicação:
- Site – www.aape.org.br
- Fanpage – (https://www.facebook.com/associacaoaape/) Associação AAPE.
A Diretoria está aberta sempre, a qualquer associado para esclarecimentos de fatos de interesse.
A Diretoria.
Florianópolis, 21 de fevereiro de 2020.