dicas

11|04|2017

Vitaminas e Minerais para a Terceira Idade

A partir dos 65 anos de idade, o processo natural do envelhecimento se acelera, impactando diretamente na saúde. Uma das áreas que mais merecem atenção é o estado nutricional do idoso. Isso porque há uma alteração no funcionamento do organismo que afeta processos como a digestão, a imunidade, o metabolismo, entre outros.

Geralmente, o idoso perde o apetite, apresenta dificuldades para mastigar os alimentos, começa a perder a capacidade de sentir os sabores, apresenta um processo digestivo mais lento, o que torna o trânsito intestinal mais vagaroso e as fezes mais ressecadas. Somando-se todos esses fatores, além de uma menor ingestão de alimentos, a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais fica completamente comprometida na terceira idade.

Segundo artigo publicado na revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, a desnutrição é a condição mais observada na população idosa e está associada ao aumento da mortalidade, de infecções e na piora da qualidade de vida.

De acordo com dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de pessoas acima dos 60 anos. A expectativa de vida aumentou para 75 anos, em média. Portanto, cuidar da alimentação na terceira idade é fundamental para manter uma boa saúde, bem-estar e qualidade de vida, afinal não adianta só viver mais, o importante é viver mais e melhor.

teste vitaminas

resposta teste vitaminas

 

Fonte: http://www.sautil.com.br/nutricao-e-dietas/alimentacao-saudavel/conteudo/vitaminas-e-minerais-para-a-terceira-idade


ENVIE SEU COMENTÁRIO

* Campos de preenchimento obrigatório (SEU EMAIL NÃO SERÁ DIVULGADO)