A AAPE esteve na audiência pública em defesa da Eletrosul, promovida pela Frente Parlamentar Catarinense, em conjunto com o Fórum Parlamentar de Santa Catarina. Todos os partidos com bancada constituída estiveram presentes na audiência. Também havia representantes dos empregados, os sindicatos e nós representando os aposentados. Todos manifestantes foram em defesa da permanência da empresa em Santa Catarina, exceto naturalmente, o presidente da Eletrosul que falou defendendo a incorporação às avessas da empresa; ele foi anunciado como representante da Eletrobrás.
Ouvindo os pronunciamentos, fortes, contundentes as vezes, tem a percepção que desta feita a classe política está unida em defesa da empresa, todavia também fica a sensação de que agora o processo está muito avançado, ou seja a pouca vinculação das forças políticas e do executivo estadual com a Eletrosul, quando a sua atuação e importância no contexto estadual e como entidade pública brasileira dos brasileiros, com que não defendesse lá em 2014, quando esse movimento veio a tona, entrar no radar das autoridades com responsabilidades de defesa dos interesses do povo catarinense.
Agora, no momento ainda pode ser feito algo, porém as chances são muito limitadas; deixaram o processo amadurecer, está pronto para ser posto em marcha, ser implantado. Aguardemos!
A audiência extraiu de tudo que foi debatido a seguinte proposição: Audiência urgente com o Presidente da República, com a pauta – A Eletrosul fica em santa Catarina.
A AAPE já teve Audiência na Casa Civil da Presidência da República, que ainda aguarda os resultados, previsto para final de junho. Além disso, tem audiências agendadas com o Ministério de Minas e energia e Casa Civil do Estado de Santa Catarina.