Na próxima Festa de Final de Ano da AAPE, que acontecerá no dia 18 de Dezembro, será feita uma demonstração de dança de Tango, realizada pelo Professor Carlos Peruzzo e seu grupo de alunos, que inclui a participação de associados da AAPE. É uma oportunidade para conhecer essa proposta, estimulando a participação de mais associados, através de uma possível parceria entre a AAPE e a Escola de Dança Carlos Peruzzo para a oferta de Cursos de Tango Social para associados.
O Tango Social pode se transformar num grande diferencial para a melhoria da qualidade de vida, a prevenção e cuidado da saúde e a criação de novas oportunidades de compartilhar atividades de lazer, por parte dos associados da AAPE e suas famílias. Além disso, praticantes de Tango constroem grupos de convívio; fomentam a interação social; constroem novas amizades; compartilham momentos de lazer; o que traz grandes benefícios na saúde mental e emocional das pessoas que o praticam regularmente, que se encontram espalhados pelo mundo inteiro.
O Tango Social é uma dança fácil de aprender; é integradora; socializadora; e permite que seus praticantes possam usufruir os imensos benefícios físicos, mentais e emocionais que praticar dança social traz para suas vidas. Estudos científicos têm comprovado o que acontece com o cérebro quando você dança: Entre os benefícios da dança estão: melhora da neuroplasticidade, bem como da condição muscular; ativação da memória; retardo do envelhecimento e prevenção de tonturas, além de outros benefícios. Saiba mais em http://carlosperuzzo.com.br/2016/11/danca-cerebro/
Além disso, o potencial terapêutico do Tango, especificamente, está sendo pesquisado em várias universidades e hospitais de diversos países do mundo, sendo recomendado na prevenção e/ou recuperação em diversas doenças: depressão e ansiedade, recuperação e tratamento de doenças cardiovasculares, diminuição de pressão arterial, tratamento de Parkinson e Alzheimer, entre outros muitos casos.
Muitas pessoas possuem um entendimento equivocado sobre o Tango: de que se trata de uma dança difícil e complicada; mas não é. Esse equívoco se deve, principalmente, a confundir o Tango Espetáculo (uma atividade artística profissional) com o Tango Social (atividade para todas as pessoas). O Tango Espetáculo é conhecido através de filmes e companhias de dança profissionais e exige, sim, um preparo físico intenso e prolongado, como qualquer outra atividade profissional. Já o Tango Social, pelo contrário, não tem essa mesma exigência física, podendo ser praticado por qualquer pessoa, mesmo que esteja apenas dando seus primeiros passos, e em todas as idades. Logicamente, o aspecto didático, tão importante para qualquer tipo de aprendizado, é fundamental neste aprendizado. Um professor com suficiente experiência e conhecimento didático, facilita os caminhos do aprendizado, principalmente se o Curso está direcionado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência anterior com dança.
Sobre o Instrutor
Carlos Peruzzo é Engenheiro Civil e especialista em Tango e no ensino do Tango. Uruguaio, mora em Florianópolis há 22 anos, ministra aulas de Tango há mais de 20 anos. Nesse tempo, vem se especializando em desenvolver um método de ensino próprio que facilita o aprendizado do Tango. Promove a divulgação do Tango Social como uma dança que aproxima e integra pessoas de todas as idades, melhorando a sua qualidade de vida e trazendo grandes benefícios para a saúde.
O Centro de Dança Carlos Peruzzo, Escola de Tango e Dança de Salão, organiza Cursos de Tango Social, encontros e bailes de Tango Social (as chamadas Milongas e as práticas semanais), festas de confraternização e promove apresentações de dança.
Atualmente vem sendo analisada uma possível parceria entre a AAPE e o Professor Carlos Peruzzo, para a organização de Cursos de Tango Social para associados da AAPE e seus familiares. Se você tem interesse em saber mais, pode deixar seu contato com a Diretoria Social da AAPE, para a formação da lista de interessados em participar dos cursos (pretendemos oferecer curso de verão e turmas regulares).
Convidamos a todos a participar dessa experiência saudável e agregadora, porque quem dança é mais feliz!