Em janeiro de 2023 a AAPE completa 35 anos de existência. Uma trajetória de representatividade que envolve inúmeros nomes de colegas que se dedicaram a esta importante causa.
Aproveitamos para dedicar nosso carinho e homenagem a cada um dos Presidentes, Diretores, Conselheiros e Coordenadores de Núcleos Regionais que estiveram à frente da AAPE ao longo destes 35 anos de história. São aposentados que se dedicaram ao trabalho voluntário em prol do bem comum.
Não podemos deixar de agradecer, também, a cada um dos colegas associados, que são a razão de ser da AAPE e que confiam à Associação a missão de serem representados, nos estimulando a fazer sempre o nosso melhor.
AAPE – 35 anos de história e representatividade
Conheça mais sobre a história da AAPE nestes 35 anos de existência
Missão
“Congregar os participantes aposentados e pensionistas da ELOS, promovendo sua integração social e representando-os em todas as instâncias em que se fizer necessário, de forma a preservar seus direitos e buscar que lhes sejam asseguradas as melhores condições assistenciais”.
Nossa História
O dia 25 de janeiro de 1988 marca a data de fundação da AAPE, quando um pequeno grupo de aposentados da Eletrosul, juntamente com alguns colegas da ativa, reuniu-se nas dependências da Elase para conversar sobre a ideia de fundar uma associação voltada para a defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas da Eletrosul.
Nascia naquele dia, portanto, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Eletrosul – AAPE, tendo como primeira formação de diretoria o aposentado Geraldo Costa e Silva, como Presidente, Elamyr de Moraes Barros, como Diretor Administrativo, e Jafete Manoel Fernandes no cargo de Diretor Financeiro.
Até 1994 a AAPE encontrava-se situada numa pequena sala cedida pela Fundação ELOS. Já na gestão do presidente Alfredo Nuernberg foi adquirido o imóvel onde até hoje está instalada a Sede da AAPE, no edifício Emedaux, no centro de Florianópolis.
Trajetória de representatividade
Ao longo de sua história, a AAPE esteve à frente de diversas batalhas judiciais em prol da defesa dos interesses de seus representados. Integrante do Conselho das Associações de Aposentados do Sistema Eletrobras, a Associação é atuante em diferentes questões institucionais que dizem respeito à classe, oferecendo orientações jurídicas e até mesmo entrada em causas coletivas na esfera jurídica.
1990 – Ações judiciais movidas contra a Fundação ELOS, na busca da correção dos benefícios de quase 400 aposentados e pensionistas, que tiveram seus orçamentos domésticos corroídos pela incorreta aplicação dos índices resultantes do Plano Collor. Após longos onze anos de espera, em janeiro de 2001 todos os aposentados e pensionistas que faziam parte das ações movidas pela AAPE, tiveram seus benefícios corrigidos em 98,80%. Foram igualmente beneficiados aqueles aposentados e pensionistas que não eram associados, mas que por força do acordo realizado entre a AAPE e a ELOS, também tiveram seus benefícios corrigidos.
1995 – A partir deste ano a AAPE passou a representar seus associados quanto à bitributação pela Receita Federal de 1/3 do benefício da ELOS. Após inúmeras ações judiciais impetradas pelos associados sob orientação da Associação, os julgadores reconsideraram a sua posição sobre a bitributação, o que hoje é amplamente reconhecida por todos os tribunais tendo sua regularização sido oficializada pela Instrução Normativa RFB nº 1.343, publicada no Diário Oficial da União – D.O.U de 08.04.2013.
Também foi a partir de 1995 que a AAPE iniciou a implantação de Núcleos Regionais, sendo o primeiro deles o Núcleo AMUREL, que hoje conta com sede própria construída em terreno situado em Capivari de Baixo, no sul de Santa Catarina.
A partir da fundação do Núcleo AMUREL, e como resultado da atuação positiva do mesmo, a AAPE decidiu instalar núcleos nas localidades de Rio de Janeiro, Curitiba, Grande Porto Alegre (com sede em Charqueadas), Erechim e Alegrete. Esses núcleos constituem-se em importantes braços da associação, no apoio aos associados residentes nos mais distantes locais do território nacional.
1998 – Destaque especial para a luta empreendia pela AAPE para manter a permanência na Fundação Elos do grupo de trabalhadores aposentados até 23/12/1997. Com a compra da Gerasul, ficou determinado à Tractebel Energia a obrigação de arcar com a responsabilidade pelo passivo representado pelos aposentados até aquela data, obrigando, num primeiro momento, que a empresa fosse responsável pelo patrocínio do grupo junto à Elos. Posteriormente, a Tractebel então criou seu próprio fundo de pensão, a PREVIG, com a intenção de transferir os aposentados para esse fundo. Foram seis longos anos de luta até a constituição do Plano BD-Tractebel para preservar todos os direitos do momento da adesão ao fundo.
A partir de 2016 – Foi a partir desta data que a AAPE passou a concentrar esforços na tentativa de barrar os déficits até hoje aplicados aos associados participantes do plano BD Engie-Tractebel.
Desde o início das informações sobre uma possível cobrança para equacionamento dos déficits, os representantes da AAPE à época passaram a se dedicar para lutar contra a incidência destes valores no rendimento dos aposentados. O principal argumento para isso é o próprio Estatuto vigente até 2001, que estabelecia o entendimento de que “todo e qualquer déficit deveria ser coberto pela Patrocinadora”, no caso a TRACTEBEL.
Essa questão representa até hoje uma grande luta liderada pela AAPE, com representação judicial conduzida por escritórios de advocacia contratados pela Associação.
Até hoje não medimos esforços para que possamos encontrar um desfecho favorável para este grande impasse que dificulta a vida de centenas de aposentados.
Gestões AAPE
Parabéns a todos que estiveram à frente da AAPE em meio a estes 35 anos de atuação.
Aproveitamos para compartilhar os nomes de todos os integrantes de Diretoria e Conselheiros da AAPE desde sua fundação até os dias de hoje.
Gestão Atual
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Marco Aurélio da Silva Américo
Vice-Presidente: Antero Lopes Bicca
Diretora Financeira: Ana Maria Tancredo
Diretor Administrativo: Rulemar Pessoa Silva
Diretora Social: Nara Goretti Castro Bittencourt
CONSELHO CONSULTIVO
Membros Efetivos
Mauro Batista Nunes
Halem Guerra da Silva Nery
Deusdete de França Saraiva
Membro Suplente
Francisco de Resende Baima
CONSELHO FISCAL
Membros Efetivos
Altino Vieira
Antônio Libenir Martins
Valdir Bastos
Membros Suplentes
Antônio Júlio de Oliveira
Willi Coelho Barros
Gestões Anteriores
Gestão 1988
Diretoria Executiva
Presidente: Geraldo Costa e Silva
Diretor Administrativo: Elamyr de Moraes Barros
Diretor Financeiro: Jafete Manoel Fernandes
Gestão 1988 – 1990
Diretoria Executiva
Presidente: Alfredo Nuernberg
Diretor Administrativo: Curt Berendt de Albuquerque Hübre
Diretor Financeiro: Ely de Oliveira Fagundes
Gestão 1990 – 1992
Diretoria Executiva
Presidente: Alfredo Nuernberg
Vice-presidente: Walter Zer dos Anjos
Diretor Administrativo: Curt Berendt de Albuquerque Hübre
Diretor Financeiro: Ely de Oliveira Fagundes
Gestão 1993 – 1995
Diretoria Executiva
Presidente: Alfredo Nuernberg
Vice-presidente: Caio Octávio Mercier de Castro (1993/1994)
Victor Ugo Formiga de Assis (1994)
Diretor Administrativo: João Salvador Machado
Diretor Financeiro: Antônio Libenir Martins (1993/1994)
Ernani Valério (1994)
Gestão 1995 – 1997
Diretoria Executiva
Presidente: José Manuel Sánchez Peruyera
Vice-presidente: Victor Ugo Formiga de Assis
Diretor Administrativo: Reinaldo Cardoso da Rocha
Diretor Financeiro: Ernani Valério
Gestão 1997 – 1999
Diretoria Executiva
Presidente: José Ma nuel Sánchez Peruyera
Vice-presidente: Adilson de Souza Mello
Diretor Administrativo: Adilson Gonçalves do Couto
Diretor Financeiro: Salomão Lobo de Souza Filho
Gestão 1999 – 2001
Diretoria Executiva
Presidente: Claudius Charles Girard
Vice-presidente: Adilson de Souza Mello
Diretor Administrativo: José Luiz Silveira (até 25/10/1999)
Diretor Financeiro: Salomão Lobo de Souza Filho
Gestão 2001 – 2003
Diretoria Executiva
Presidente: Claudius Charles Girard
Vice-presidente: Victor Ugo Formiga de Assis
Diretor Administrativo: Hélio Bomfim Coimbra
Diretor Financeiro: Maria da Glória Amorim Pereira
Diretor Social: Neide Luci da Silva Dias
Gestão 2003 – 2006
Diretoria Executiva
Presidente: José Manuel Sánchez Peruyera
Vice-presidente: Adilson de Souza Mello
Diretor Administrativo: Fernando José Seabra do Vale-Rêgo
Diretor Financeiro: Salomão Lobo de Souza Filho
Diretor Social: Neide Luci da Silva Dias (até 21/12/2004)
Gestão 2006 – 2009
Diretoria Executiva
Presidente: Claudius Charles Girard (até 06/05/2008)
José Manuel Sánchez Peruyera
Vice-presidente: José Manuel Sánchez Peruyera
Diretora Administrativa: Iraci de Andrade Maia
Diretor Financeiro: Adilson de Souza Mello
Diretor Social: João Carlos Carneiro Bressane (até 25/10/2006)
José Orlando Lucas Leite (a partir de 31/03/2008)
Gestão 2009 – 2012
Diretoria Executiva
Presidente: Deusdete de França Saraiva
Vice-presidente: Iraci de Andrade Maia
Diretor Administrativo: Mário César Deichmann Zimmermann (até 14/07/2010)
Altino Vieira (a partir de 10/08/2010)
Diretor Financeiro: Fernando José Seabra do Vale-Rêgo
Diretor Social: José Orlando Lucas Leite (até 03/02/2010)
Joel Duarte da Costa (de 18/03 a 19/12/2010)
Gestão 2012 – 2015
Diretoria Executiva
Presidente: José Manuel Sánchez Peruyera
Vice-presidente: Rita de Cássia Pereira
Diretor Administrativo: Lúcia Helena da Silva
Diretor Financeiro: Jorge Cabrera da Rosa
Diretor Social: Joel Duarte da Costa
Gestão 2015 – 2018
Diretoria Executiva
Presidente: José Manuel Sánchez Peruyera (até 30/06/2015)
José Orlando Lucas Leite
Vice-presidente: José Orlando Lucas Leite
Diretor Administrativo: Antônio José Zanchetta Filho
Diretor Financeiro: Nestor Jorge de Conto
Diretor Social: Humberto José Salvato
Gestão 2018 – 2021
Diretoria Executiva
Presidente: Deusdete de França Saraiva
Vice-presidente: Francisco de Resende Baima
Diretor Administrativo: Fernando José Seabra do Vale-Rêgo (até 13/08/2019)
Diretor Financeiro: João Pascoal Cardoso (até 12/03/2019)
Altino Vieira (a partir de 28/03/2019)