Confira, a seguir, material de divulgado pela Elosaúde, com instruções sobre a melhor forma de utilização de seu plano de saúde e, também, com esclarecimentos sobre os processos internos, de autorização de procedimentos e demais encaminhamentos realizados pelo plano.
Para preservar a segurança nos serviços prestados aos beneficiários e evitar desperdícios de recursos, algumas autorizações requerem um tempo de análise maior. Essas análises, discussões, orçamentos e negociações são cruciais para a ELOSAÚDE.
Por causa disso, todos os processos cirúrgicos e procedimentos complexos são analisados minuciosamente. Para se ter ideia, há casos em que o auditor ELOSAÚDE (médico especializado) chega a contatar o médico do paciente para esclarecer dúvidas e emitir pareceres mais seguros.
Logicamente que o médico do paciente é soberano para indicar a abordagem que julgar necessária, contudo, a atuação da auditoria médica da ELOSAÚDE irá contribuir para o melhor deslinde dos tratamentos, com o resultado mais adequado ao beneficiário e custos racionais para o plano.
Por isso, quando um processo estiver em auditoria, é importante que se compreenda as razões e os prazos e, caso seja solicitado, que se apresentem exames e documentos de apoio. Autorizações emitidas às pressas e sem o devido cuidado podem gerar grandes prejuízos.
Para se ter uma ideia do que significam os custos com desperdícios em saúde, queremos compartilhar alguns dados de estudos* realizados no Brasil e no mundo:
20% das cirurgias em geral são desnecessárias;
30% dos gastos com procedimentos poderiam ser evitados;
60% das cirurgias de coluna lombar sequer têm indicação ou deveriam ser realizadas;
70 milhões de dólares é o custo estimado de cirurgias de coluna realizadas em 2015 no Brasil, sem indicação adequada;
16 mil pacientes podem ter se submetido a procedimentos altamente invasivos e arriscados, sem garantia de resultado;
28 bilhões de Reais gastos pelas operadoras de planos de saúde em 2017 foram consumidos indevidamente por fraudes e desperdícios com procedimentos desnecessários.
DESPERDÍCIO DE RECURSOS
Você sabia que o desperdício influencia decisivamente nos custos dos planos de saúde? E quando os recursos do plano são consumidos de forma inadequada ou desperdiçados, todos os beneficiários pagam a conta. Por isso, conheça e evite os principais vilões do desperdício:
Custo da desconfiança: ocorre quando há mudança frequente de profissionais, quando não se estabelece um vínculo de confiança com o profissional. Na maioria das vezes, por desconhecimento do histórico do paciente, o novo profissional irá solicitar exames e procedimentos idênticos aos que o beneficiário realizou recentemente. E o plano irá pagar por isso novamente.
Custo da desinformação: é gerado quando o profissional não é informado pelo beneficiário sobre os exames e procedimentos realizados recentemente. Sem essa informação o profissional repete exames já realizados, gerando novos custos.
Custo do abandono: é o custo do exame que o beneficiário realiza e não retira o resultado. Estatísticas nacionais apontam que de 33% dos laudos de exames não são retirados pelos pacientes.
Custo do agravamento: é o custo decorrente do “deixa para depois”, que faz com que o paciente não cumpra sua rotina de acompanhamento periódico e preventivo de sua saúde. Diagnósticos tardios comprometem a saúde, além de ampliarem severamente os custos.
Custo da urgência inexistente: é o custo do uso indevido do pronto-socorro. Esses estabelecimentos se destinam a atendimentos urgentes ou emergenciais, portanto são mais caros. Não devem ser utilizados para a realização de tratamentos, acompanhamentos ou atuação preventiva. Além dos custos serem maiores, não há retorno da consulta nem acompanhamento posterior ao paciente.
“Dr. Internet”: tão nociva quanto a desinformação é o excesso de informação. Muitas pessoas assumem para si o papel de profissional de saúde. Deixam de vacinar os filhos, suspendem tratamentos prescritos, tomam remédios “milagrosos” que descobriram na internet etc. Outros procuram serviços de saúde depois de lerem boatos ou notícias alarmistas nas redes sociais.
USO INCORRETO DOS SERVIÇOS
As despesas de um plano não são constituídas apenas de grandes contas, cirurgias de alto custo, exames sofisticados. Cada pequeno procedimento, por mais barato que seja, contribui para o custo e gera impacto nos cálculos de reajustes anuais das mensalidades.
Nossos planos são coletivos e todos os custos são suportados pelos beneficiários. Por isso, usar de forma consciente e responsável é o grande segredo!
Veja algumas dicas simples que você pode praticar para manter sua saúde em dia e contribuir com o equilíbrio dos planos:
Evite unidades de Pronto Atendimento para cuidar de casos eletivos (não emergenciais). O Pronto Atendimento é um local para tratar os sintomas e estabilizar a emergência. Não tem efetividade para acompanhar o paciente posteriormente, nem para tratar a doença;
Nas recepções de atendimento dos Pronto Atendimentos você poderá se deparar com pessoas que portem alguma enfermidade contagiosa (gripe, por exemplo), que pode ser facilmente transmitida;
Evite a automedicação. Esse é um hábito perigoso, que pode mascarar sintomas e até mesmo agravar sua condição de saúde;
Não interrompa os tratamentos sem o consentimento prévio de seu médico. Muitas vezes deixamos de tomar a medicação quando os sintomas passam. Isso é um grande erro. Seguir adequadamente a recomendação médica evita que os sintomas voltem, que o problema se agrave e que o tratamento tenha de ser refeito;
Não tente se autodiagnosticar. O acesso à informação é importante, mas é preciso cautela. Ao privilegiar pesquisas na internet o paciente corre o risco de retardar ou comprometer o diagnóstico médico ou, ainda, de deixar de dar atenção a algo grave;
Ao realizar exames atente para as orientações sobre jejum mínimo, consumo de álcool etc., pois se os resultados forem comprometidos você terá que repeti-los, gerando novos custos;
Pratique a cultura da prevenção. Atente para as orientações médicas e mantenha em dia seus exames preventivos básicos;
Exercite seu corpo e sua mente. Mantenha hábitos saudáveis de alimentação, hidratação e atividades físicas e ocupe sua mente com atividades estimulantes e prazerosas;
Ao adotar práticas simples você contribui para o uso racional dos recursos do plano sem abrir mão de seus direitos e da segurança que você precisa.
O CUSTO DA DISPONIBILIDADE
A troca indiscriminada de um médico por outro muitas vezes retarda os tratamentos, gera exames desnecessários ou repetidos e agrega custos ao plano. Isso não quer dizer que você não possa ser assistido por mais de um profissional médico. Sabemos que há casos em que a saúde do paciente impõe a necessidade de assistência de mais de um especialista, mas isso precisa ser adequadamente avaliado, para não se tornar desperdício.
Conheça algumas dicas para consolidar relações longas e bem-sucedidas com seu médico.
Se você ainda não tem um médico de confiança e também não tem certeza sobre o profissional que deve procurar, prefira inicialmente um clínico geral ou médico de família;
Esses profissionais são os mais indicados para o acompanhamento global da saúde. Caso seja necessário, poderão encaminhar o paciente a um especialista;
Alguns problemas de saúde ou sintomas do paciente são diagnosticados no consultório, por meio de exames clínicos e sem necessidade de exames laboratoriais, imagem ou radiologia;
Mas quando for necessário fazer esses exames, reúna os resultados e monte um histórico de saúde. A maioria dos exames pode ser utilizada por vários meses. Leve-os com você caso seja encaminhado para acompanhamento com outro profissional;
Evite mudar constantemente de médico. Um profissional que conheça seu histórico de saúde conseguirá prescrever tratamentos mais eficazes às suas necessidades;
Cumpra os prazos de retorno, obedeça às dietas, jejuns, à regularidade do uso de medicamentos, bem como às recomendações relativas ao seu tratamento.
Confiança se constrói com diálogo, por isso, não saia do consultório se estiver inseguro, desconfortável ou necessitando de maiores informações. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas durante suas consultas.